EMESP

MENU

Residência Artística com Maria João Pires em Vermelhos

11 de setembro de 2019

De 14 a 19 de outubro, o Instituto Baía dos Vermelhos realizará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhabela e apoio da Fundação OSESP, residência artística com a reputada pianista portuguesa Maria João Pires e participação do pianista sérvio Milo Popovic, seu assistente.

Pianista Maria Joao Pires em Portugal. Foto: Felix Broede/DG

A residência contemplará workshops e recitais de piano, no Centro Cultural Baía dos Vermelhos, em Ilhabela. O programa, com uma semana de duração, será direcionado a alunos e alunas selecionados, primeiramente, por meio de vídeo e, posteriormente, durante audição na Sala São Paulo, no dia 7 de outubro.

As inscrições podem ser realizadas até às 23h59 do dia 26 de setembro, podendo o aluno e aluna escolher participar como executante ou ouvinte, sendo destinadas 5 e 80 vagas, respectivamente. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site Vermelhos Ilhabela.

No fim de cada workshop, que será realizado das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda à sexta-feira, sob orientação de Maria João Pires e/ou Milos Popovic, também serão promovidos encontros e conversas para troca de experiências.

No encerramento do programa, no dia 19 de outubro, será apresentado um recital de piano pelos alunos executantes aprovados, com até 2h30 (duas horas e meia) de duração total, dividindo esse tempo entre si. Após,
Maria João Pires e Milos Popovic apresentarão um recital de piano no Teatro de Vermelhos.

Fundadora do Centro de Belgais Para o Estudo de Artes, em Portugal, Maria João Pires é reconhecida internacionalmente como uma das maiores pianistas da atualidade. Em 19 de maio de 2019, a pianista recebeu, inclusive, a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português, que será agora condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Clique aqui para conferir o edital completo.