EMESP

MENU

Grupos do Guri têm programação especial para o Mês da Criança

25 de setembro de 2017

Outubro é o Mês da Criança, e o Guri preparou uma programação especial, com muita qualidade e concertos especiais.

Logo no dia 1º já tem apresentação dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri! É o Regional de Choro Infanto-Juvenil, que, sob direção do convidado Dinho Nogueira, interpreta o repertório que vem sendo trabalhado durante o ano, com peças de Luiz Gonzaga, Sivuca, Jacob do Bandolim, Jackson do Pandeiro e outros. O show é no Sesc Itaquera, às 15h.

No fim de semana seguinte, acontecem espetáculos preparados especialmente para o Mês das Crianças! Como já se tornou tradição no Guri, em outubro é realizado um concerto que reúne conjuntos diversos dos Grupos Infantis e Juvenis. No ano passado a apresentação juntou no mesmo palco a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, o Coral Infantil e o Coral de Familiares, em um dos momentos mais bonitos da temporada. Em 2017, é a vez de reunir em um só programa a Camerata de Violões Infanto-Juvenil, o Coral Infantil e o Coral de Familiares. Com regência de seus maestros convidados, Paulo Porto Alegre, Ana Yara Campos e Lidiana Mincov, respectivamente, os grupos se apresentam no Masp Auditório, no sábado, dia 7, às 16h.

No fim do mês acontecem mais três concertos. Dois deles da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil, que recebe como maestro convidado um músico de renome internacional: Luis Otavio Santos. Violonista e maestro, Luis Otavio é coordenador do Núcleo de Música Antiga da Emesp Tom Jobim, e recentemente regeu a Orquestra Jovem do Estado em um elogiado programa de música historicamente informada com peças de Haydn e Beethoven. Dessa vez, os alunos da Orquestra de Cordas do Guri terão a oportunidade de explorar um repertório antigo, com peças de Antonio Vivaldi (1678-1741), Arcangelo Corelli (1653-1713) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Do compositor veneziano, famoso por seus concertos para violino, é apresentado o Concerto para dois violinos e orquestra, op. 3. Para a peça a orquestra recebe duas jovens e promissoras instrumentistas, ambas ex-alunas do Guri Santa Marcelina: Jamile Costa Destro, atualmente violinista da Orquestra Jovem do Estado, e Sarah Nojosa, membra da Academia da Osesp. Os concertos acontecem no Masp Auditório, no sábado, dia 28, às 11h; e no Teatro Santos Dumont, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, no domingo, dia 29, também às 11h.

Completa a programação do mês de outubro um concerto da Banda Sinfônica Infanto-Juvenil no Teatro Paulo Machado de Carvalho, também em São Caetano do Sul. A apresentação acontece no sábado, dia 28, às 16h, e tem regência do maestro convidado Marcos Sadao Shirakawa. Sob sua regência do grupo interpreta peças de filmes, como a música de Volta ao Mundo em 80 Dias, de Otto M. Schwarz, e a composição de Nino Rota para Romeu e Julieta.