O Guri Capital e Grande São Paulo oferece três modalidades de cursos: Iniciação, Sequencial e Modular.
Obs.: A disponibilidade de horários e cursos nos polos de ensino depende das condições oferecidas pelas instituições parceiras que cedem seus espaços ao Guri Capital e Grande São Paulo.
Para crianças de 6 a 9 anos
2 aulas por semana
4 semestres
Conhecer, tocar e construir instrumentos, cantar canções brasileiras e de outros países, ampliar a percepção para escutar com consciência o mundo sonoro, desenvolver habilidades rítmico-motoras, aprender a ler, escrever e criar música, estudar e perceber a importância da música em nossas vidas: estes são alguns dos objetivos do curso de Iniciação. Por meio de atividades práticas, jogos e ações interativas, o curso pretende iniciar a criança na linguagem musical e estimular a continuação de seus estudos.
Os conteúdos do curso incluem discriminação auditiva, coordenação motora global, desenvolvimento do senso rítmico-melódico, utilização da voz como expressão musical, introdução à escrita musical, experiência com instrumentos musicais diversos (convencionais ou não) e imaginação musical (criação, memória, improvisação, concentração).
Os 4 semestres são unidades interligadas prevendo tanto a sequência quanto a reiteração de conteúdos pedagógicos, possibilitando o aprofundamento das vivências do aluno que participa do curso desde o início do semestre e a integração daquele que ingressa no grupo em diferentes momentos do ano.
Ao término do curso de Iniciação, se o aluno desejar continuar seus estudos musicais, terá conhecimentos e condições suficientes para optar por uma das modalidades oferecidas pelo curso Sequencial.
A avaliação do aproveitamento do aluno é realizada ao longo de cada semestre, levando em conta a assiduidade e o envolvimento nas atividades.
Para jovens de 10 a 18 anos
Atividades de 2ª a 6ª feira: 4 dias de aulas coletivas e 1 dia de estudo de instrumento
8 semestres progressivos
Aulas coletivas
a. canto ou instrumento
b. canto coral
c. prática de conjunto
d. teoria musical
Habilitações: canto, violão, violino e viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba e percussão. Para alunos que podem frequentar diariamente as aulas e têm vontade de se dedicar com afinco ao estudo de música, o curso Sequencial oferece a chance de aprender a cantar ou tocar um instrumento de forma consistente e fundamentada. São obrigatórias as 4 aulas abaixo descritas e mais a frequência ao horário de estudo.
Instrumento ou Canto: prevê as bases e o amadurecimento técnico e expressivo do aluno em seu desenvolvimento com a voz ou com o instrumento. Aulas em pequenos grupos, uma vez por semana, nas quais o cuidado com as diferenças individuais de tempo de aprendizado e particularidades físico-motoras dos alunos é uma das tarefas do professor.
Prática de Conjunto: propicia a vivência da integração, da percepção do outro, da compreensão das relações entre as partes e o todo em termos tanto musicais quanto sociais. O repertório trabalhado nestas aulas – peças originais e arranjos de diferentes gêneros, estilos, países e períodos históricos – deve ser apresentado ao público em concertos e eventos programados. Instrumentos de Cordas formam Quartetos ou Orquestras de Cordas; Sopros e Percussão integram Bandas; Vozes formam Madrigais e Violões compõem Cameratas.
Canto Coral: propõe os mesmos objetivos musicais e interpessoais descritos na aula de Prática de Conjunto e prevê, também, apresentações públicas nos mesmos moldes. O uso da voz, no entanto, intensifica o envolvimento do aluno com o grupo, pois cada timbre vocal constitui-se em uma identidade sonora única, compondo um ambiente que reconhece as diferenças e promove a busca da harmonia. Além disso, a conscientização das possibilidades vocais do estudante auxilia o amadurecimento do ouvido interno e das estruturas cognitivas necessárias a seu desenvolvimento musical.
Teoria: trata da construção do ouvido musical, do desenvolvimento da escrita e do pensamento reflexivo especificamente musical – imaginação, raciocínio e memória, coordenação viso-motora, entre outros atributos. Como conteúdo programático, oferece: elementos básicos da estruturação da linguagem musical, noções de história da música e apreciação musical. Aulas em grupos de até 30 alunos, uma vez por semana. A avaliação do aproveitamento do aluno é semestral. Assiduidade, progresso individual e empenho nas aulas são observados, além da presença, seriedade e desempenho musical nas apresentações públicas.
Livre para todas as idades
1 aula por semana
1 semestre
Estruturado para alunos que não podem ou não querem seguir seus estudos musicais com a carga horária do Sequencial, o curso Modular desenvolve, semestralmente, projetos que têm começo, meio e fim no período de um semestre.
A cada semestre os cursos propõem temas diferentes: montagem de peças musicais, criação e construção de instrumentos, pesquisas sobre ambiente e poluição sonora, ateliês de choro, de bossa nova ou de música orquestral, entre outros. Conhecimentos musicais básicos sobre parâmetros do som, instrumentos, voz, teoria, repertório, história e o desenvolvimento áudio-perceptivo são a base do programa de conteúdos.
Neste formato de curso, o aluno pode cursar quantos módulos puder ou quiser, pois, pedagogicamente, a estrutura foi pensada de modo a garantir a reiteração – e não a simples repetição – de conteúdos que o acompanharão tanto em afazeres cotidianos quanto nos musicais, caso haja prosseguimento de seus estudos.
A avaliação do aluno é baseada na assiduidade e no envolvimento. Caso haja apresentação pública, esta é considerada um critério importante.
Para adultos maiores de 18 anos
1 aula por semana
livre
O Guri Capital e Grande São Paulo oferece um curso de iniciação musical para adultos, com um plano pedagógico cuidadosamente elaborado que privilegia aulas focadas em vivência, apreciação musical e ampliação de repertório.
O objetivo é proporcionar ao adulto a ampliação de conhecimentos relacionados à música, à imaginação e criação sonoras, entre outros. O curso valoriza o repertório e a história musical que cada pessoa traz consigo, de forma a que todos percebam que a arte é patrimônio compartilhado, é fazer constitutivo de valores e, por isso, jamais, atividade supérflua.
Aberto para toda a comunidade, o curso é uma demanda dos familiares dos alunos e alunas do Guri, e possibilita a esse público e a moradores e interessados do entorno dos polos ampliarem seu contato com o mundo musical construindo com maior propriedade uma consciência do universo que as crianças e adolescentes vivenciam no Guri Capital e Grande São Paulo.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.