EMESP

MENU

Conversa com Thales Maestre

18 de outubro de 2021

“Quem sabe só música, não sabe nem música”

A frase que norteia a apresentação da Camerata de Violões foi dita a Thales Maestre por um antigo professor. “É fundamental alimentar as discussões sociais nos projetos pedagógicos; é preciso ir além”, completa o regente.

Thales rege a Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri, que apresenta o concerto “Opinião”, espetáculo musical realizado em 1964 com músicas de Zé Keti, João do Vale, Edu Lobo, Carlos Lyra e Vinicius de Moraes. Clique aqui para acompanhar as próximas apresentações do grupo.

O regente explica que embora o show tenha sido realizado em 1964, há muitas semelhanças entre a realidade atual:

“Minha preocupação no processo de escolha do repertório foi traçar um paralelo entre o show com o que nós estamos vivendo atualmente. Vivemos o contexto da pandemia, da crise econômica e hídrica e das dificuldades do poder de compra do brasileiro. Tudo isso são situações muito complicadas.”

Thales Maestre também conta um pouco do repertório. “Escolhemos Opinião, do Zé Keti, que era a voz do morro contra a intervenção nas favelas. O samba se tornou uma música de resistência. A música Carcará é simbólica na ideia de resistência e sobrevivência diante das dificuldades. Na abertura do concerto, pensamos na marcha da Quarta-Feira de Cinzas de Vinícius de Moraes, que deixa uma mensagem importante: mais do que nunca é preciso cantar.” – completa.

Um dos destaques da apresentação é a formação musical do grupo. A Camerata de Violões explora, em um único instrumento, a riqueza e diversidade de timbres dos violões. O trabalho busca as divisões de naipes similar ao que ocorre em uma orquestra. Os blocos de naipes são divididos em cinco e os arranjos foram criados para as cinco vozes.

Thales é bacharel em violão erudito, camerista, regente e professor. Atua como educador em projetos sócio-culturais e em programas de educação musical, tendo participado de diversas atividades, projetos e eventos.

 

Confira as apresentações online da camerata: