EMESP

MENU

Conversa com Ana Beatriz Valente

08 de outubro de 2021

“Quando começamos o primeiro ensaio, vi todos os alunos sentados na ponta da cadeira, com aquele olhar atento, de quem quer dar o seu melhor”

Pela segunda vez, Ana Beatriz Valente trabalha com a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri. A regente acredita que a oportunidade de retomar as apresentações presenciais é um momento muito especial para a gurizada: “toda vez que tenho a oportunidade de estar com esse grupo é um momento de muita alegria e de responsabilidade porque eu sinto que eles têm um interesse muito grande no que apresentamos”.

O grupo retoma as atividades presenciais com o concerto “Brilhante”, no sábado (09) no Auditório do MASP às 16h e no domingo (10) no Theatro São Pedro, às 11h. Os ingressos serão disponibilizados de forma online, com duas horas de antecedência. Acompanhe nossa conversa!

Foto: Roberta Borges


No momento de retomada, o repertório privilegiou compositores brasileiros.

“Na escolha do repertório, passamos por uma peça de um dos maiores compositores brasileiros, Heitor Villa-Lobos. Teremos uma obra de Edmundo Villani-Côrtes, que fez recentemente 90 anos em plena atividade, uma pessoa maravilhosa com uma produção muito impressionante e obra de qualidade. Passamos também por uma compositora, a Lina Pires de Campos, com quem tive o privilégio de ter aulas de piano erudito. Encerramos o concerto com uma obra que possui uma sonoridade muito típica brasileira que é a música do Ernani Aguiar.”

Ana Beatriz ainda revelou um segredo da apresentação: durante a música de Ernani Aguiar, uma dica para o público é prestar atenção no uso dos instrumentos de percussão!

Ana Beatriz Valente Zaghi é professora de Regência Coral e coordenadora pedagógica das áreas vocal (canto erudito e popular), e coordenadora pedagógica do curso de Regência Coral da @EMESP.

Colabora desde 2009 como professora nos projetos educacionais da Fundação Osesp e atua frequentemente como professora convidada em diversos cursos de regência coral e educação musical. Pós-graduada em Musicoterapia pela FMU (2011), tem Licenciatura Plena em Educação Artística pela FPA (2004) e Graduação em Música pela UNICAMP (1996).