EMESP

MENU

Música para Educadores e Educadoras

A voz infantil e o(a) educador(a) que canta 

Público Alvo: Curso direcionado para educadores(as) da educação infantil e ensino fundamental I que buscam conhecimento e desenvolvimento de habilidades vocais para a utilização do canto no dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem, como também compreender melhor os princípios básicos da voz infantil e saúde vocal. 

Descrição do Curso: O curso A voz infantil e o(a) educador(a) que canta tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar o canto como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica. Princípios básicos, teóricos e práticos do uso da própria voz como também a voz infantil, abordagens a respeito do conhecimento do corpo, fisiologia, cuidados e preservação da voz saudável, bem como a prática e execução do treinamento vocal para uma referência sonora saudável e musical, estarão presentes neste curso. Serão desenvolvidos jogos musicais e cantigas de roda do folclore brasileiro e de outros países com o objetivo de ampliação do repertório e desenvolvimento da escuta musical, como também serão apresentados os conceitos de melodia, harmonia e das propriedades do som como: altura, duração, intensidade e timbre, além de exercícios de criação musical e tipos de representação sonora, como a grafia não convencional, para que educadores(as) possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias. 

Data de início e fim: 03/05 a 28/06 (segunda-feira)

Horário: 16h30 -17h10

Professora: Luciana Hoerner


Introdução à Flauta Doce para Educadores(as) 

Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da educação infantil e ensino fundamental I que buscam novos conhecimentos e ferramentas para ampliar as estratégias pedagógicas propostas num ambiente de ensino-aprendizagem para crianças de 4 a 9 anos. 

Descrição do Curso: O curso Introdução à Flauta Doce para Educadores(as) tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar a música como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica e que possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias, além de oportunizar a construção de conhecimentos e habilidades musicais, teóricas e práticas por meio do instrumento, como também a compreensão da Flauta Doce como instrumento histórico, artístico e recurso pedagógico. 

Data de início e fim: 05/05 a 30/06 (quarta-feira)

Horário: 16h30 – 17h10

Professora: Andrea Mischiatti  


O Violão no Ambiente de Ensino-Aprendizagem  

Pré-requisitos: ter disponível um violão para acompanhar as aulas 

Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da educação infantil e ensino fundamental I que buscam novos conhecimentos e ferramentas para ampliar as estratégias pedagógicas propostas num ambiente de ensino-aprendizagem para crianças de 4 a 9 anos. 

Descrição do Curso: O curso O Violão e o Ambiente de Ensino-Aprendizagem tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar a música como ferramenta no ambiente de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica e que possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias, além de oportunizar a construção de conhecimentos, ampliação de repertório cultural e habilidades musicais, teóricas e práticas por meio do violão, como também o estímulo à fruição artística, sensibilidade e criatividade. 

Data de início e fim: 05/05 a 30/06 (quarta-feira)

Horário:  15h30 – 16h10

Professor: Thales Maestre 


Práticas Musicais Criativas  

Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da rede de ensino, da educação infantil ao ensino médio, que buscam ampliação de conhecimentos e repertório cultural, além de desenvolver novas habilidades e estratégias para o dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem. 

Descrição do Curso: Com o objetivo de subsidiar profissionais da educação, de tal forma que possam utilizar a música como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica, este curso visa oportunizar a construção de conhecimento básico musical abordando em seu currículo os parâmetros da música, os principais elementos técnicos expressivos do canto, ampliação de repertório sociocultural e estímulo à fruição artística, sensibilidade e criatividade, para que professores(as) possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias.   

Data de início e fim: 04/05 a 29/06 (terça-feira)

Horário: 9h – 09h40

Professor: Rodrigo Assad 


Os Ritmos Brasileiros e a Percussão 

Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da rede de ensino que buscam ampliar conhecimentos culturais e desenvolver novas habilidades, além de adquirir ferramentas para utilização num ambiente de ensino-aprendizagem.  

Descrição do Curso: Por meio de uma viagem histórico-musical pelos ritmos brasileiros, vivências práticas e o contato com instrumentos de percussão tradicionalmente utilizados, este curso tem como objetivo a ampliação do repertório cultural, gerando novos laços de identidade social e valorizando as manifestações musicais brasileiras, como também o desenvolvimento de habilidades rítmico-motoras. Considerando a grandeza e multiplicidade cultural, a viagem sonora será por diversas regiões do país. 

Data de início e fim: 07/05 a 02/07 (sexta-feira)

Horário: 14h – 14h40

Nome do professor: Everton Silva 


 Vivências Musicais para Educadores 

Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) de educação infantil e ensino fundamental, como também para estudantes de licenciatura que buscam ampliação de conhecimento, repertório cultural além de conhecer novas ferramentas e estratégias para o dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem. 

Descrição do Curso: Este curso pretende explorar e ampliar a musicalidade dos educadores e educadoras por meio da apropriação de saberes musicais construídos pela humanidade ao longo da história, gerando um repertório que contribua para o enriquecimento da prática pedagógica na sala de aula. 

Data de início e fim: 04/05 a 29/06 (terça-feira)

Horário: 17h – 17h40

Professora: Rosana Olivares