EMESP

MENU

MÚSICA PARA EDUCADORES E EDUCADORAS – MÓDULO II

23 de agosto de 2021

A voz infantil e o(a) educador(a) que canta – Módulo II

Público Alvo: Curso direcionado para educadores(as) da educação infantil e ensino fundamental I que buscam conhecimento e desenvolvimento de habilidades vocais para a utilização do canto no dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem, como também compreender melhor os princípios básicos da voz infantil e saúde vocal. 

Descrição do Curso: O curso A voz infantil e o(a) educador(a) que canta tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar o canto como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica. Princípios básicos, teóricos e práticos do uso da própria voz como também a voz infantil, abordagens a respeito do conhecimento do corpo, fisiologia, cuidados e preservação da voz saudável, bem como a prática e execução do treinamento vocal para uma referência sonora saudável e musical, estarão presentes neste curso. Nesta segunda edição e continuidade do módulo I, serão desenvolvidos jogos musicais e cantigas de roda do folclore brasileiro e de outros países com o objetivo de ampliação do repertório e desenvolvimento da escuta musical, como também serão apresentados os conceitos de melodia, harmonia e das propriedades do som como: altura, duração, intensidade e timbre, além de exercícios de criação musical e tipos de representação sonora, como a grafia não convencional, para que educadores(as) possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias. 

Data de início e fim: 13/09 a 29/11  (segunda-feira)

Horário: 16h30 -17h10

Professora: Luciana Hoerner


A voz infantil e o(a) educador(a) que canta – para educadores(as) musicais – Módulo II

Público Alvo: Curso direcionado para educadores(as) musicais que buscam conhecimento e desenvolvimento de habilidades vocais para a utilização do canto no dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem, como também compreender melhor os princípios básicos da voz infantil e saúde vocal. 

Descrição do Curso: O curso A voz infantil e o(a) educador(a) que canta tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar o canto como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica. Princípios básicos, teóricos e práticos do uso da própria voz como também a voz infantil, abordagens a respeito do conhecimento do corpo, fisiologia, cuidados e preservação da voz saudável, bem como a prática e execução do treinamento vocal para uma referência sonora saudável e musical, estarão presentes neste curso. Nesta segunda edição, uma continuidade do módulo I, serão desenvolvidos jogos musicais e cantigas de roda do folclore brasileiro e de outros países com o objetivo de ampliação do repertório e desenvolvimento da escuta musical, como também serão apresentados os conceitos de melodia, harmonia e das propriedades do som como: altura, duração, intensidade e timbre, além de exercícios de criação musical e tipos de representação sonora, como a grafia não convencional, para que educadores(as) possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias. 

Data de início e fim: 13/09 a 29/11  (segunda-feira)

Horário:17h30 -18h30

Professora: Luciana Hoerner


Introdução à flauta doce para educadores(as) – Modulo II

Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da educação infantil e ensino fundamental I que buscam novos conhecimentos e ferramentas para ampliar as estratégias pedagógicas propostas num ambiente de ensino-aprendizagem para crianças de 4 a 9 anos.

Descrição do Curso:Uma continuidade do módulo I, o curso Introdução à Flauta Doce para Educadores(as) tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar a música como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica e que possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias, além de oportunizar a construção de conhecimentos e habilidades musicais, teóricas e práticas por meio do instrumento, como também a compreensão da Flauta Doce como instrumento histórico, artístico e recurso pedagógico. 

Data de início e fim: 15/09 a 01/12 (quarta-feira)

Horário: 17h00 -18h00

Professora: Andrea Mischiatti  


O Violão no Ambiente de Ensino-Aprendizagem – Módulo II

Pré-requisitos: ter disponível um violão para acompanhar as aulas.

Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da educação infantil e ensino fundamental I que buscam novos conhecimentos e ferramentas para ampliar as estratégias pedagógicas propostas num ambiente de ensino-aprendizagem para crianças de 4 a 9 anos. 

Descrição do Curso: Uma continuidade do módulo I, o curso O Violão e o Ambiente de Ensino-Aprendizagem tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar a música como ferramenta no ambiente de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica e que possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias, além de oportunizar a construção de conhecimentos, ampliação de repertório cultural e habilidades musicais, teóricas e práticas por meio do violão, como também o estímulo à fruição artística, sensibilidade e criatividade.

Data de início e fim: 15/09 a 01/12 (quarta-feira)

Horário: 14h30 -15h30

Professor: Thales Maestre 


Os Ritmos Brasileiros e a Percussão – para educadores(as) – Módulo II

Público AlvoEste curso é direcionado para educadores(as) da rede de ensino que buscam ampliar conhecimentos culturais e desenvolver novas habilidades, além de adquirir ferramentas para utilização num ambiente de ensino-aprendizagem.  

Descrição do Curso:Uma continuidade do módulo I, este curso, por meio de uma viagem histórico-musical pelos ritmos brasileiros, vivências práticas e o contato com instrumentos de percussão tradicionalmente utilizados, tem como objetivo a ampliação do repertório cultural, gerando novos laços de identidade social e valorizando as manifestações musicais brasileiras, como também o desenvolvimento de habilidades rítmico-motoras. Considerando a grandeza e multiplicidade cultural, a viagem sonora será por diversas regiões do país. 

Data de início e fim: 16/09 a 02/12 (quinta-feira)

Horário: 14h00 -15h00

Nome do professor: Everton Barba


Práticas Musicais Criativas – Módulo II

Público AlvoEste curso é direcionado para educadores(as) da rede de ensino, da educação infantil ao ensino médio, que buscam ampliação de conhecimentos e repertório cultural, além de desenvolver novas habilidades e estratégias para o dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem. 

Descrição do CursoUma continuidade do Módulo I, este curso tem como objetivo subsidiar profissionais da educação, de tal forma que possam utilizar a música como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica, oportunizando a construção de conhecimento musical básico trazendo em seu currículo os parâmetros da música, os principais elementos técnicos expressivos do canto, ampliação de repertório sociocultural e estímulo à fruição artística, sensibilidade e criatividade, para que professores(as) possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias.  Nesta edição serão apresentadas referências de grandes compositores(as) que desenvolvem um trabalho no campo da criação sonora, tais como Murray Schafer, Hans-Joachim Koellreutter, Chefa Alonso e Victor Flusser. 

Data de início e fim: 15/09 a 01/12 (quinta-feira)

Horário: 09h00 -08h00

Nome do professor: Rodrigo Assad 


Vivências Musicais para Educadores(as) – Módulo II 

Público Alvo:Este curso é direcionado para educadores(as) de educação infantil e ensino fundamental, como também para estudantes de licenciatura que buscam ampliação de conhecimento, repertório cultural além de conhecer novas ferramentas e estratégias para o dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem. 

Descrição do Curso: Uma continuidade do módulo I, este curso pretende explorar e ampliar a musicalidade dos educadores e educadoras por meio da apropriação de saberes musicais construídos pela humanidade ao longo da história, gerando um repertório que contribua para o enriquecimento da prática pedagógica na sala de aula.  

Data de início e fim: 14/09 a 30/11 (terça-feira)

Horário: 17h – 18h00

Professora: Rosana Olivares