Governo do Estado de São Paulo
SP + Digital Flickr Governo de São Paulo Linkedin Governo de São Paulo TikTok Governo de São Paulo Youtube Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo Instagram Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo

/governosp

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Contraste

  • SP + Digital
  • Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Theatro
  • Emesp
PortugueseEnglish
A- A A+ Contraste
professores > alunos >

EMESP

MENU
  • Sobre Nós
    • Quem Somos
    • Polos de Ensino
    • Como Chegar
    • História
    • Facilidades
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Estude Conosco
    • Aulas Virtuais
    • Matrículas Abertas – Atividades Presenciais
    • Nossos Cursos
    • Processos Seletivos
    • Grupos Musicais
  • Game do Guri
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Compras e Contratação
    • Recursos Humanos
  • Doe Agora
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria
  • Professores
    • Calendário Pedagógico
    • Portal Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
  • Alunos
    • Calendário
    • Portal Aluno@Net
    • Pesquisa 2023

Agenda

setembro 2023

> <
D S T Q Q S S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

MÚSICA PARA EDUCADORES E EDUCADORAS – MÓDULO II

23 de agosto de 2021

A voz infantil e o(a) educador(a) que canta – Módulo II

Público Alvo: Curso direcionado para educadores(as) da educação infantil e ensino fundamental I que buscam conhecimento e desenvolvimento de habilidades vocais para a utilização do canto no dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem, como também compreender melhor os princípios básicos da voz infantil e saúde vocal. 

Descrição do Curso: O curso A voz infantil e o(a) educador(a) que canta tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar o canto como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica. Princípios básicos, teóricos e práticos do uso da própria voz como também a voz infantil, abordagens a respeito do conhecimento do corpo, fisiologia, cuidados e preservação da voz saudável, bem como a prática e execução do treinamento vocal para uma referência sonora saudável e musical, estarão presentes neste curso. Nesta segunda edição e continuidade do módulo I, serão desenvolvidos jogos musicais e cantigas de roda do folclore brasileiro e de outros países com o objetivo de ampliação do repertório e desenvolvimento da escuta musical, como também serão apresentados os conceitos de melodia, harmonia e das propriedades do som como: altura, duração, intensidade e timbre, além de exercícios de criação musical e tipos de representação sonora, como a grafia não convencional, para que educadores(as) possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias. 

Data de início e fim: 13/09 a 29/11  (segunda-feira)

Horário: 16h30 -17h10

Professora: Luciana Hoerner


A voz infantil e o(a) educador(a) que canta – para educadores(as) musicais – Módulo II

Público Alvo: Curso direcionado para educadores(as) musicais que buscam conhecimento e desenvolvimento de habilidades vocais para a utilização do canto no dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem, como também compreender melhor os princípios básicos da voz infantil e saúde vocal. 

Descrição do Curso: O curso A voz infantil e o(a) educador(a) que canta tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar o canto como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica. Princípios básicos, teóricos e práticos do uso da própria voz como também a voz infantil, abordagens a respeito do conhecimento do corpo, fisiologia, cuidados e preservação da voz saudável, bem como a prática e execução do treinamento vocal para uma referência sonora saudável e musical, estarão presentes neste curso. Nesta segunda edição, uma continuidade do módulo I, serão desenvolvidos jogos musicais e cantigas de roda do folclore brasileiro e de outros países com o objetivo de ampliação do repertório e desenvolvimento da escuta musical, como também serão apresentados os conceitos de melodia, harmonia e das propriedades do som como: altura, duração, intensidade e timbre, além de exercícios de criação musical e tipos de representação sonora, como a grafia não convencional, para que educadores(as) possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias. 

Data de início e fim: 13/09 a 29/11  (segunda-feira)

Horário:17h30 -18h30

Professora: Luciana Hoerner


Introdução à flauta doce para educadores(as) – Modulo II

Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da educação infantil e ensino fundamental I que buscam novos conhecimentos e ferramentas para ampliar as estratégias pedagógicas propostas num ambiente de ensino-aprendizagem para crianças de 4 a 9 anos.

Descrição do Curso:Uma continuidade do módulo I, o curso Introdução à Flauta Doce para Educadores(as) tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar a música como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica e que possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias, além de oportunizar a construção de conhecimentos e habilidades musicais, teóricas e práticas por meio do instrumento, como também a compreensão da Flauta Doce como instrumento histórico, artístico e recurso pedagógico. 

Data de início e fim: 15/09 a 01/12 (quarta-feira)

Horário: 17h00 -18h00

Professora: Andrea Mischiatti  


O Violão no Ambiente de Ensino-Aprendizagem – Módulo II

Pré-requisitos: ter disponível um violão para acompanhar as aulas.

Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da educação infantil e ensino fundamental I que buscam novos conhecimentos e ferramentas para ampliar as estratégias pedagógicas propostas num ambiente de ensino-aprendizagem para crianças de 4 a 9 anos. 

Descrição do Curso: Uma continuidade do módulo I, o curso O Violão e o Ambiente de Ensino-Aprendizagem tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar a música como ferramenta no ambiente de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica e que possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias, além de oportunizar a construção de conhecimentos, ampliação de repertório cultural e habilidades musicais, teóricas e práticas por meio do violão, como também o estímulo à fruição artística, sensibilidade e criatividade.

Data de início e fim: 15/09 a 01/12 (quarta-feira)

Horário: 14h30 -15h30

Professor: Thales Maestre 


Os Ritmos Brasileiros e a Percussão – para educadores(as) – Módulo II

Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da rede de ensino que buscam ampliar conhecimentos culturais e desenvolver novas habilidades, além de adquirir ferramentas para utilização num ambiente de ensino-aprendizagem.  

Descrição do Curso:Uma continuidade do módulo I, este curso, por meio de uma viagem histórico-musical pelos ritmos brasileiros, vivências práticas e o contato com instrumentos de percussão tradicionalmente utilizados, tem como objetivo a ampliação do repertório cultural, gerando novos laços de identidade social e valorizando as manifestações musicais brasileiras, como também o desenvolvimento de habilidades rítmico-motoras. Considerando a grandeza e multiplicidade cultural, a viagem sonora será por diversas regiões do país. 

Data de início e fim: 16/09 a 02/12 (quinta-feira)

Horário: 14h00 -15h00

Nome do professor: Everton Barba


Práticas Musicais Criativas – Módulo II

Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da rede de ensino, da educação infantil ao ensino médio, que buscam ampliação de conhecimentos e repertório cultural, além de desenvolver novas habilidades e estratégias para o dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem. 

Descrição do Curso: Uma continuidade do Módulo I, este curso tem como objetivo subsidiar profissionais da educação, de tal forma que possam utilizar a música como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica, oportunizando a construção de conhecimento musical básico trazendo em seu currículo os parâmetros da música, os principais elementos técnicos expressivos do canto, ampliação de repertório sociocultural e estímulo à fruição artística, sensibilidade e criatividade, para que professores(as) possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias.  Nesta edição serão apresentadas referências de grandes compositores(as) que desenvolvem um trabalho no campo da criação sonora, tais como Murray Schafer, Hans-Joachim Koellreutter, Chefa Alonso e Victor Flusser. 

Data de início e fim: 15/09 a 01/12 (quinta-feira)

Horário: 09h00 -08h00

Nome do professor: Rodrigo Assad 


Vivências Musicais para Educadores(as) – Módulo II 

Público Alvo:Este curso é direcionado para educadores(as) de educação infantil e ensino fundamental, como também para estudantes de licenciatura que buscam ampliação de conhecimento, repertório cultural além de conhecer novas ferramentas e estratégias para o dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem. 

Descrição do Curso: Uma continuidade do módulo I, este curso pretende explorar e ampliar a musicalidade dos educadores e educadoras por meio da apropriação de saberes musicais construídos pela humanidade ao longo da história, gerando um repertório que contribua para o enriquecimento da prática pedagógica na sala de aula.  

Data de início e fim: 14/09 a 30/11 (terça-feira)

Horário: 17h – 18h00

Professora: Rosana Olivares 

  • Sobre Nós
    • Quem Somos
    • Polos de Ensino
    • Como Chegar
    • História
    • Facilidades
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Estude Conosco
    • Aulas Virtuais
    • Matrículas Abertas – Atividades Presenciais
    • Nossos Cursos
    • Processos Seletivos
    • Grupos Musicais
  • Game do Guri
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Compras e Contratação
    • Recursos Humanos
  • Doe Agora
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria
  • Professores
    • Calendário Pedagógico
    • Portal Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
  • Alunos
    • Calendário
    • Portal Aluno@Net
    • Pesquisa 2023

Endereço

Largo General Osório, 147 – Luz
01213-010 – São Paulo/SP
E-mail: sau@santamarcelinacultura.org.br
Telefone: (11) 3221-7326
Segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e 13h às 17h, exceto feriados.

Produzido por Hous

Copyright © 2017 | GURI • Todos os Direitos Reservados

Transparência | Ouvidoria | SIC
Santa Marcelina Cultura Guri Santa Marcelina Governo do Estado de SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.