Público Alvo: Curso direcionado para educadores(as) da educação infantil e ensino fundamental I que buscam conhecimento e desenvolvimento de habilidades vocais para a utilização do canto no dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem, como também compreender melhor os princípios básicos da voz infantil e saúde vocal.
Descrição do Curso: O curso A voz infantil e o(a) educador(a) que canta tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar o canto como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica. Princípios básicos, teóricos e práticos do uso da própria voz como também a voz infantil, abordagens a respeito do conhecimento do corpo, fisiologia, cuidados e preservação da voz saudável, bem como a prática e execução do treinamento vocal para uma referência sonora saudável e musical, estarão presentes neste curso. Nesta segunda edição e continuidade do módulo I, serão desenvolvidos jogos musicais e cantigas de roda do folclore brasileiro e de outros países com o objetivo de ampliação do repertório e desenvolvimento da escuta musical, como também serão apresentados os conceitos de melodia, harmonia e das propriedades do som como: altura, duração, intensidade e timbre, além de exercícios de criação musical e tipos de representação sonora, como a grafia não convencional, para que educadores(as) possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias.
Data de início e fim: 13/09 a 29/11 (segunda-feira)
Horário: 16h30 -17h10
Professora: Luciana Hoerner
Público Alvo: Curso direcionado para educadores(as) musicais que buscam conhecimento e desenvolvimento de habilidades vocais para a utilização do canto no dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem, como também compreender melhor os princípios básicos da voz infantil e saúde vocal.
Descrição do Curso: O curso A voz infantil e o(a) educador(a) que canta tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar o canto como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica. Princípios básicos, teóricos e práticos do uso da própria voz como também a voz infantil, abordagens a respeito do conhecimento do corpo, fisiologia, cuidados e preservação da voz saudável, bem como a prática e execução do treinamento vocal para uma referência sonora saudável e musical, estarão presentes neste curso. Nesta segunda edição, uma continuidade do módulo I, serão desenvolvidos jogos musicais e cantigas de roda do folclore brasileiro e de outros países com o objetivo de ampliação do repertório e desenvolvimento da escuta musical, como também serão apresentados os conceitos de melodia, harmonia e das propriedades do som como: altura, duração, intensidade e timbre, além de exercícios de criação musical e tipos de representação sonora, como a grafia não convencional, para que educadores(as) possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias.
Data de início e fim: 13/09 a 29/11 (segunda-feira)
Horário:17h30 -18h30
Professora: Luciana Hoerner
Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da educação infantil e ensino fundamental I que buscam novos conhecimentos e ferramentas para ampliar as estratégias pedagógicas propostas num ambiente de ensino-aprendizagem para crianças de 4 a 9 anos.
Descrição do Curso:Uma continuidade do módulo I, o curso Introdução à Flauta Doce para Educadores(as) tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar a música como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica e que possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias, além de oportunizar a construção de conhecimentos e habilidades musicais, teóricas e práticas por meio do instrumento, como também a compreensão da Flauta Doce como instrumento histórico, artístico e recurso pedagógico.
Data de início e fim: 15/09 a 01/12 (quarta-feira)
Horário: 17h00 -18h00
Professora: Andrea Mischiatti
Pré-requisitos: ter disponível um violão para acompanhar as aulas.
Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da educação infantil e ensino fundamental I que buscam novos conhecimentos e ferramentas para ampliar as estratégias pedagógicas propostas num ambiente de ensino-aprendizagem para crianças de 4 a 9 anos.
Descrição do Curso: Uma continuidade do módulo I, o curso O Violão e o Ambiente de Ensino-Aprendizagem tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para que possam utilizar a música como ferramenta no ambiente de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica e que possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias, além de oportunizar a construção de conhecimentos, ampliação de repertório cultural e habilidades musicais, teóricas e práticas por meio do violão, como também o estímulo à fruição artística, sensibilidade e criatividade.
Data de início e fim: 15/09 a 01/12 (quarta-feira)
Horário: 14h30 -15h30
Professor: Thales Maestre
Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da rede de ensino que buscam ampliar conhecimentos culturais e desenvolver novas habilidades, além de adquirir ferramentas para utilização num ambiente de ensino-aprendizagem.
Descrição do Curso:Uma continuidade do módulo I, este curso, por meio de uma viagem histórico-musical pelos ritmos brasileiros, vivências práticas e o contato com instrumentos de percussão tradicionalmente utilizados, tem como objetivo a ampliação do repertório cultural, gerando novos laços de identidade social e valorizando as manifestações musicais brasileiras, como também o desenvolvimento de habilidades rítmico-motoras. Considerando a grandeza e multiplicidade cultural, a viagem sonora será por diversas regiões do país.
Data de início e fim: 16/09 a 02/12 (quinta-feira)
Horário: 14h00 -15h00
Nome do professor: Everton Barba
Público Alvo: Este curso é direcionado para educadores(as) da rede de ensino, da educação infantil ao ensino médio, que buscam ampliação de conhecimentos e repertório cultural, além de desenvolver novas habilidades e estratégias para o dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem.
Descrição do Curso: Uma continuidade do Módulo I, este curso tem como objetivo subsidiar profissionais da educação, de tal forma que possam utilizar a música como ferramenta de ensino-aprendizagem em sua prática pedagógica, oportunizando a construção de conhecimento musical básico trazendo em seu currículo os parâmetros da música, os principais elementos técnicos expressivos do canto, ampliação de repertório sociocultural e estímulo à fruição artística, sensibilidade e criatividade, para que professores(as) possam desenvolver atividades e propostas nos contextos onde trabalham, articulando-as em suas atividades diárias. Nesta edição serão apresentadas referências de grandes compositores(as) que desenvolvem um trabalho no campo da criação sonora, tais como Murray Schafer, Hans-Joachim Koellreutter, Chefa Alonso e Victor Flusser.
Data de início e fim: 15/09 a 01/12 (quinta-feira)
Horário: 09h00 -08h00
Nome do professor: Rodrigo Assad
Público Alvo:Este curso é direcionado para educadores(as) de educação infantil e ensino fundamental, como também para estudantes de licenciatura que buscam ampliação de conhecimento, repertório cultural além de conhecer novas ferramentas e estratégias para o dia a dia do ambiente de ensino-aprendizagem.
Descrição do Curso: Uma continuidade do módulo I, este curso pretende explorar e ampliar a musicalidade dos educadores e educadoras por meio da apropriação de saberes musicais construídos pela humanidade ao longo da história, gerando um repertório que contribua para o enriquecimento da prática pedagógica na sala de aula.
Data de início e fim: 14/09 a 30/11 (terça-feira)
Horário: 17h – 18h00
Professora: Rosana Olivares
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.