EMESP

MENU

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.  

A Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dosprogramas: Música nos Hospitais, Conexões Internacionais, Guri Capital e Grande São PauloEMESP Tom Jobim e Theatro São Pedro

Pilares de Atuação 

Todas as atividades realizadas pela Santa Marcelina Cultura são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social. 

Organizações Sociais de Cultura 

A figura institucional da organização social (OS) foi criada no Brasil em 1998, por meio da Lei Federal nº 9.637, com o intuito de viabilizar a execução de atividades não exclusivas do Estado por organizações da sociedade civil. No Estado de São Paulo, a qualificação de entidade como organização social foi regulamentada pela Lei Complementar nº 846/1998. 

As organizações sociais de cultura são instituições não-governamentais, associações ou fundações de direito privado e sem fins lucrativos, que atuam na área cultural, qualificadas a partir de critérios definidos em lei para atuar em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, na gestão de seus programas culturais, equipamentos e grupos artísticos. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado vem adotando esse modelo de gestão em parceria com organizações sociais de cultura desde 2004. 

A Santa Marcelina Cultura possui Contratos com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa para a gestão dos Programas: GURI Capital e Grande São Paulo (desde 2008), EMESP Tom Jobim (desde 2009) e Theatro São Pedro (desde 2017). 

Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina 

Instituto Marcelinas foi fundado pelo Beato Luigi Biraghi em 1838, na Itália, motivado pela missão de Educar, Formar, Curar e Construir.  O Instituto está presente em 8 países dos continentes Americano, Europeu e Africano: Albânia, Benin, Brasil, Canadá, Inglaterra, Itália, México e Suíça. Suas obras impactam a vida de milhões de pessoas nas áreas de educação, cultura, saúde e assistência Social.  

No Brasil, as Irmãs Marcelinas iniciaram sua atuação em 1912 e estão presentes em 9 estados: Bahia, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.