EMESP

MENU

Polo CEU Jambeiro recebe visita de diretor da Juilliard School

22 de maio de 2018

O Polo CEU Jambeiro do Guri recebeu, no dia 16 de maio, uma visita especial: Brian Zeger, diretor artístico do Instituto de Artes Vocais da Juilliard School, de Nova York, uma das mais importantes instituições de ensino de música do mundo.

Acompanhado pela gestora pedagógica da Santa Marcelina Cultura, Giuliana Frozoni, a coordenadora da área social, Marta Bruno, a coordenadora pedagógica do Guri, Narayani Sri Hamsa, e o supervisor pedagógico Leandro Souza de Oliveira, Brian foi conhecer de perto o cotidiano do Guri – e para receber o convidado a equipe do polo preparou uma apresentação com alunos dos cursos sequenciais 1, 2 e 3 de canto e coral. Quem abriu o recital foi o aluno Lucas, que cantou For You, For Me, For Evermore, de George Gershvin.

Ao fim da atividade, Zeger pediu a palavra e agradeceu os alunos, disse estar muito feliz em ver tantas crianças e jovens apaixonados pela música. Quando contou que morava em Nova York, perto de onde George Gershwin nasceu, os alunos não seguraram a empolgação, e, assim que terminou sua fala, foi cercado pelas crianças. Todos queriam dar pelo menos um “hi” para o convidado, e contar um pouco da sua própria história com a música. A aula de violão estava para começar, e os alunos fizeram questão de convidar Brian para assistir.

Brian ficou admirado com o método de ensino do Guri, baseado em aulas coletivas – diferente do que acontece, em geral, nos Estados Unidos. Outra grande surpresa para ele foi como os alunos eram abertos e carinhosos, sempre dispostos a compartilhar suas histórias e acolher os visitantes.

Além de conhecer o Polo CEU Jambeiro, Brian conheceu também a EMESP Tom Jobim e o Theatro São Pedro. Assistiu a uma récita da ópera O Matrimônio Secreto, de Domenico Cimarosa, e realizou atividades com alunos da EMESP Tom Jobim e integrantes da Academia de Ópera.

Santa Marcelina Cultura e Juilliard School
A visita de Brian Zeger teve o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, e faz parte de um intercâmbio institucional de longa data entre a Juilliard School e a Santa Marcelina Cultura, organização social responsável pela gestão do Guri na capital e Grande São Paulo. A parceria existe desde 2010, e envolve a troca de experiências entre alunos e professores de ambas instituições, tanto em São Paulo quanto em Nova York. Já é costume o intercâmbio nas áreas de música clássica e jazz – só no ano passado a temporada da Santa Marcelina Cultura contou com a violista e professora Hsin-Yun Huang, como solista da Orquestra Jovem do Estado; o saxofonista e professor Ted Nash, como convidado da Orquestra Jovem Tom Jobim; e o Quarteto de Cordas do Programa Kovner, formado por alguns dos mais avançados alunos da Juilliard, que participou de concertos da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri. Antes da vinda de Brian ao Brasil, um grupo de profissionais da Santa Marcelina Cultura foi a Nova York conhecer o Instituto de Artes Vocais e iniciar uma colaboração também na área de formação de cantores e produção de ópera.


Confira fotos da visita de Brian Zeger ao Polo CEU Jambeiro do Guri