EMESP

MENU

Orquestra de Cordas recebe convidados internacionais em intensivo

03 de julho de 2019

No início de julho a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri estreia em 2019 em grande estilo! Serão três concertos seguidos, nos dias 5, 6 e 7 – no CEU Perus, Auditório Masp e Theatro São Pedro. O programa faz parte dos intensivos de férias do Guri, que reúnem alunos e alunas do programa com estudantes convidados da Emesp Tom Jobim. E tem mais: em 2019 a Orquestra recebe como convidados o regente venezuelano Diego Guzmán e o Quinteto de Cordas do Programa Kovner, da Juilliard School.

Um dos convidados mais queridos do Guri, Diego Guzmán vem a São Paulo para participar da temporada dos Grupos Infantis e Juvenis pela terceira vez: em 2016 e 2018 ele comandou a Orquestra Sinfônica do Guri em dois excelentes programas. Agora ele retorna para um novo desafio, regendo a Orquestra de Cordas do Guri, com a participação mais que especial do Quinteto de Cordas do Programa Kovner, da Juilliard School. Assim como Guzmán, é a terceira vez que um grupo de cordas do programa vem para São Paulo participar de uma semana de ensaios e concertos com os grupos – em 2017 e 2018 a Orquestra de Cordas recebeu, respectivamente, um Quarteto e um Quinteto de Cordas do Programa. Uma das iniciativas mais importantes da escola norte-americana, o Programa Kovner financia integralmente os estudos dos mais brilhantes instrumentistas da escola, partindo de uma exigente lista de pré-requisitos que abarca desde o alto desempenho acadêmico até a curiosidade artística e capacidade de se tornar um líder em sua área. Neste ano, quem vem a São Paulo participar do intensivo da Orquestra de Cordas são Oliver Patrick, Kenneth Joshua (violinos), James Kang (viola), Derek Louie (violoncelo) e Reed Sarasua (contrabaixo).

Além de ensaiarem e se apresentarem com a Orquestra de Cordas, os convidados também realizam uma interessante atividade pedagógica durante a semana. Diego Guzmán ministra master class de regência nos dias 28 de junho e 2 de julho, no Guri Júlio Prestes e no Theatro São Pedro. Já os instrumentistas da Juilliard School fazem uma master class no dia 3 de julho, na Emesp Tom Jobim.

O programa dos três concertos é o mesmo, e conta com o prelúdio das Bachianas Brasileiuras nº 4, de Villa-Lobos, a suíte Saint Paulo, de Gustav Holst, duas peças de Händel – a Sarabande da Suíte nº 11 e a Chegada da Rainha de Sheba –, o Andante Festivo de Sibelius, e um toque de Diego Guzmán – a canção Venezuela, de Pablo Herrero e José Luis Armenteros; considerada um dos hinos informais da Venezuela, a peça tem arranjo do próprio Guzmán.

Todos concertos têm entrada gratuita! Anote na agenda e convide os amigos. Confira a programação completa dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri aqui.