EMESP

MENU

Guri Capital e Grande São Paulo oferece cursos online de música gratuitos

10 de agosto de 2020

O Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, com o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer o aprendizado passou a oferecer, a partir de 8 de junho, aulas online pelo canal do YouTube.

Para possibilitar o amplo acesso aos cursos oferecidos pelo Guri Capital e Grande São Paulo, são disponibilizadas, de segunda a sexta, sempre às 15h, aulas abertas pelo canal do YouTube. Os cursos, ministrados pelas professoras e professores do programa, estão organizados nas seguintes áreas: Cordas Friccionadas, Sopros e Percussão, Cordas Dedilhadas, Voz e Piano e Teoria/Iniciação Musical.

Cada dia da semana é dedicado a uma dessas áreas. As atividades inteiramente gratuitas foram elaboradas de modo a contemplar diferentes faixas etárias e a incentivar o aprendizado. Os interessados podem optar por diversos tipos de cursos de instrumentos como flauta, trombone, tuba, eufônio, viola caipira, violoncelo, clarinete, guitarra, trompete, piano, percussão, bandolim, violino, oboé, violão, além de canto e coral.

Às segundas-feiras são oferecidos os cursos da área de cordas friccionadas. Os usuários podem optar entre violino/viola, violoncelo, contrabaixo acústico, prática de conjunto de cordas.

Já terça-feira é o dia das cordas dedilhadas que compreendem os seguintes instrumentos: violão, violão tenor, violão de 7 cordas, viola caipira, bandolim, cavaco, contrabaixo elétrico e guitarra, além de prática de música popular.

As aulas de piano, canto, coral e prática de conjunto de canto acontecem às quartas-feiras.  E de quinta-feira é vez dos instrumentos da área de sopros e percussão. São oferecidas aulas de flauta, flauta doce, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba, percussão/bateria e Prática de Banda.

Para fechar a programação da semana, na sexta-feira é vez dos cursos da área de Teoria e Iniciação Musical, além do curso modular de Musicalização Infantil e Práticas Musicais Inclusivas.

As aulas virtuais acontecem até o dia 18 de dezembro. Ao todo serão ministradas 913 aulas pelos 188 professores e professoras do Guri Capital e Grande São Paulo. Baixe a programação completa!

Além dos cursos oferecidos no canal do YouTube, #GuriEmCasa continua com a programação pelas redes sociais do programa (Facebook e Instagram) que reúne dicas culturais, jogos musicais, curiosidades sobre os instrumentos musicais, entre outras atividades, que foram elaboradas de modo a estimular a participação.

Clique aqui para acessar a programação das aulas virtuais.