EMESP

MENU

Conversa com Marcos Sadao

25 de outubro de 2021

O que não pode faltar em uma cidade do interior do Brasil?

Se você já visitou alguma delas, provavelmente já passou por uma igreja, uma praça e um coreto! “Guri no Coreto” é o primeiro concerto da Banda Sinfônica Juvenil, que se apresenta após quase dois anos sem encontros presenciais. O regente convidado, Marcos Sadao, certifica que o retorno trará saudosismo! Confira nossa conversa:

Foto: Roberta Borges

A ideia do concerto carrega uma lembrança antiga. “Em muitas cidades, o coreto era palco: no início do século passado, as bandas do interior tocavam maxixes, polkas, dobrados e outros ritmos”, explica. No início do semestre, o grupo ainda não sabia se os concertos seriam presenciais. Portanto, a escolha do repertório foi pensada para trazer saudosismo, com um repertório que resgata as tradições das bandas sinfônicas brasileiras que alegravam as cidades.

Para Marcos Sadao, renomado maestro, trombonista e professor de bandas e orquestras sinfônicas, fazer música é um trabalho em conjunto. “A alegria de apresentar novamente para o público e sentir a energia da plateia é fundamental. A resposta dos alunos é unânime: todos estão gratos pela oportunidade de retornar aos palcos.”

As apresentações se tornam, então, importante espaço de apreciação do público mas, também, são momentos importantes na vida pessoal e profissional de cada estudante.

“O Guri tem um papel fundamental de poder dar oportunidade aos jovens a iniciar sua carreira na música. Mesmo que muitos deles não prossigam na área, eles estão tendo uma formação musical. Também fazemos formação de plateia: pelo resto da vida, nossos alunos vão entender de música. Além do trabalho social que é feito com alunos e a família, há essa preocupação que não é não só musical: trabalhamos com a constante formação do ser humano. Diariamente vemos esses frutos: muitos alunos têm se destacado no cenário musical do Brasil e do mundo.”

Para conferir os próximos concertos presenciais da Banda Sinfônica Juvenil, clique aqui.

 

Assista aos concertos virtuais: