EMESP

MENU

Conheça a Atenção Básica do SUS

30 de junho de 2020

Sabendo da importância da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), a Nota Informativa do #SOCIALizando de hoje traz informações relacionadas ao atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os serviços disponíveis.

A Atenção Básica à Saúde funciona por meio das UBSs, conhecidas também como postos de saúde. É responsável por organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde com os encaminhamentos necessários para centros de saúde, unidades de especialidades médicas, saúde mental, unidades de tratamento de doenças infectocontagiosas, urgências/ emergências, hospitais e vigilância em saúde, dos mais simples aos mais complexos.

O que você encontra lá?

▪ Acesso a ações que promovem a prevenção e tratamento relacionados à saúde da mulher, da criança, do adulto e do idoso; planejamento familiar; prevenção ao câncer; pré-natal e cuidados com doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão;

▪ Na UBS você pode ter acesso a serviços de curativo, fazer inalações, tomar vacinas, coletar exames laboratoriais, receber medicações básicas por meio de dispensa da farmácia e ser encaminhado para atendimento com especialistas, se for necessário;

▪ Para consultar o funcionamento da UBS dentro do município de São Paulo, clique aqui e digite o seu endereço ou o endereço mais próximo de você;

▪ E, para consultar informações sobre o funcionamento das UBSs nos demais municípios da Grande São Paulo, onde os polos de ensino do Guri Capital e Grande São Paulo fazem parte, clique no nome da sua cidade e você será direcionado para a página da prefeitura do seu município.

Santo André | Embu das Artes | Rio Grande da Serra Osasco Caieiras | Guararema | Poá | Biritiba Mirim Arujá

Também trazemos informações sobre o Aqui tem remédioque é uma plataforma para auxiliar a população na busca por medicamentos por meio de busca das unidades de saúde onde se encontram os medicamentos necessários.

Para fazer busca de remédios que estejam disponíveis para retirada na rede pública clique aqui e digite as informações sobre o medicamento. Preencha também o seu endereço ou o endereço mais próximo à você dentro do município de São Paulo. A UBS de referência aparecerá após o endereço informado.

Fonte site: APS.Saúde | Ministério da Saúde | Ministério do Planejamento

Esta Nota Informativa foi elaborada pelos seguintes assistentes sociais do Santa Marcelina Cultura:

Bernadete Costa, Catia Miranda, Cleber Henrique, Elaine de Oliveira, Giselle dos Santos, Isabel Oliveira, Karina Buso, Patrícia Silva, Tamires Ferreira, Marta Clementino.


#SOCIALizando é uma ação do departamento de Serviço Social da Santa Marcelina Cultura para estudantes do Guri Capital e Grande São Paulo e da Emesp Tom Jobim, para seus familiares e comunidades.

A iniciativa visa facilitar informações sobre serviços de utilidade pública, direitos sociais e conversas sobre o enfrentamento à pandemia.

Qualquer dúvida e sugestões sobre nossos conteúdos, estamos à disposição pelo
e-mail: socializando@santamarcelinacultura.org.br