EMESP

MENU

Ações Afirmativas: Conceitos

07 de julho de 2020

A Nota Informativa desta terça-feira (07) traz informações sobre as ações afirmativas no Brasil, que são medidas voltadas aos grupos que sofrem exclusão social, na saúde, no emprego, na aquisição de bens materiais, em redes de proteção social e de reconhecimento cultural.

Foi por meio das ações afirmativas que surgiu a possibilidade de diminuir e reparar a situação de desigualdade e de discriminação em que foram submetidos alguns indivíduos, que historicamente foram excluídos dos seus direitos, resultando na desigualdade social, econômica, política e cultural. Essas ações garantem o reconhecimento de que todos esses indivíduos tenham acesso as oportunidades existentes, independente da religião, da etnia e gênero.

As ações afirmativas podem ser adotadas tanto de forma espontânea, quanto de forma compulsória – isto é, através da elaboração de medidas que as tornam obrigatórias, ou seja, a criação de leis especificas através das Políticas Públicas que protegem e garantam os direitos de determinada população.

Você sabia?

Foi através das ações afirmativas que conquistamos as políticas de cotas raciais nas universidades; as delegacias de proteção à mulher e as cotas de Pessoas Com Deficiências (PCD) em empresas, assim como outras políticas públicas.

Fonte site: Pesquisa | Pesquisa | Planalto | Prefeitura

Esta Nota Informativa foi elaborada pelos seguintes Assistentes Sociais do Santa Marcelina Cultura:

Bernadete Costa, Catia Miranda, Cleber Henrique, Elaine de Oliveira, Giselle dos Santos, Isabel Oliveira, Karina Buso, Patricia Silva, Tamires Ferreira, Marta Clementino.


#SOCIALizando é uma ação do departamento de Serviço Social da Santa Marcelina Cultura para estudantes do Guri Capital e Grande São Paulo e da Emesp Tom Jobim, para seus familiares e comunidades.

A iniciativa visa facilitar informações sobre serviços de utilidade pública, direitos sociais e conversas sobre o enfrentamento à pandemia.

Qualquer dúvida e sugestões sobre nossos conteúdos, estamos à disposição pelo
e-mail: socializando@santamarcelinacultura.org.br