Nossos Diferenciais

Grupos Infantis e Juvenis

Criados para estimular a prática da música em conjunto e integrar os alunos dos polos localizados na Região Metropolitana de São Paulo, os Grupos Infantis e Juvenis se apropriam com segurança da linguagem musical, com um aprendizado diferenciado, focado no desenvolvimento artístico e pedagógico.

Nos encontros semanais de cada grupo, os alunos trabalham repertório, têm aulas com músicos de destaque do cenário nacional e internacional, realizam intercâmbios, viajam, enfim, têm oportunidades transformadoras. Com isso, o Guri não está somente oferecendo educação musical. Está contribuindo para formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, de seus direitos e oportunidades.

Desde 2013 são dez grupos, sendo sete formações eruditas, duas populares e um coral de familiares. Ao todo são 390 alunos selecionados de todos os polos do Programa.


CORAL JUVENIL

O grupo teve sua primeira formação em 2009. Os integrantes são adolescentes de 12 a 18 anos, selecionados por meio de audições anuais. O Coral já se apresentou em importantes espaços culturais como a Sala São Paulo, Tucarena, Masp e Pateo do Collegio. Participou do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (2010 e 2011), da 3ª Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte no Rio de Janeiro (2010) e do Projeto Tocando Santos (2010 e 2011). Em 2012, apresentou-se em Brasília e Bom Jesus da Lapa (BA) e protagonizou o Especial de Fim de Ano da TV Cultura. Cinco de seus integrantes participaram do projeto Youth Music Voices, durante as Olimpíadas Culturais de Londres. Em 2013 lançou o CD Cantos Novos. Na atual temporada o grupo fará dois programas com as regentes Giuliana Frozoni e Mara Campos.

MARÍLIA VARGAS regência
Uma das mais ativas sopranos brasileiras de sua geração, Marília Vargas conduz uma intensa carreira de concertos. Aos doze anos debutou no Teatro Guaíra, em Curitiba, como o pastor, na ópera Tosca. Nesta época iniciou seus estudos de canto com Neyde Thomas. Formou-se na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça, 2001) e obteve o “Konzert Diplom” na classe de Christoph Prègardien, no Conservatório de Zurique (Suíça, 2005). Fez masterclasses e aperfeiçoamentos com Montserrat Figueras, Silvana Bartoli Bazzoni e Barbara Bonney. Premiada no II Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, no VI Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e bolsista das fundações Friedl Wald e Margherite Meyer Stiftung. Também foi laureada com a Bolsa de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música, concedida pela FUNARTE, para um ciclo de estudos de alto aperfeiçoamento na França e recebeu o prêmio João Baptista Gnoato, pela Câmara Municipal de Curitiba. Apresenta-se regularmente como solista com diversas orquestras no Brasil e na Europa, entre as quais a Orquestra Sinfônica do Paraná, Petrobras Sinfônica, Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra Sinfonica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Aargauer Symphonie, Orchestra of the Age of Enlightement e Zürcher Kammerorchester. Atua com diversos Ensembles de Música Antiga, entre eles a Capella Reial de Catalunya, sob direção de Jordi Savall, com quem gravou o CD Misteri D’Elx (Alia Vox) e atuou como Ninfa na ópera Orfeo, de Claudio Monteverdi (BBC – Opus Arte); e Le Parlement de Musique, sob direção de Martin Gester. Sua atuação na ópera e na música de câmara a levaram a cantar no Theater Basel, Stadt Casino Bern, Tonhalle Zürich, Wiener Konzerthaus, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, Palácio das Artes (Belo Horizonte), Auditorium de Dijon, Arsenal Metz, Theatre Royal du Palais de Versailles, Helsinki Music Centre, National Center of Performing Arts (Beijing), Berliner Konzerthaus, Auditorium e Gran Teatro del Liceo (Barcelona). Tem sido professora convidada de importantes festivais de música e universidades do Brasil e do mundo. Realizou inúmeras gravações para rádios e televisões européias e brasileiras (Arte, TVE, TV Cultura), além de ter sua participação em diversos CDs e DVDs. Seus dois álbuns solo, Todo amor desta terra e Tempo breve que passaste: Modinhas Brasileiras estão ambos esgotados . Em agosto de 2014 lançou seu mais novo CD: Engenho Novo, ao lado do pianista André Mehmari. Em 2015 volta a se apresentar com a aclamada Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP. Além de recitais e concertos na França, Suíça, Equador e Brasil.

Professores responsáveis 
Sandra Hiromi 
Valnei Lopes
Paulo Bezulle
Pianista
Fabiana Almeida

Alunos 
Agnes Oliveira Campos Braga

Alessandra de Cassia Wingter Araújo

Alessandra de Oliveira Carvalho

Alicia Rodrigues Ripina

Barbara Mendonça Blasques Galan

Camila dos Santos Lima

Caroline Arruda Pereira dos Santos

Daniele de Almeida

Débora Mendonça Costa

Ellen Mayara Silva de Barros

Erika Barbosa Alves

Ester Feitosa Nunes

Gabrielle Nascimento São Leão

Heloysi de Lourdes Viana Martins

Jéssica Cancio de Oliveira

Joselin Kori Lazo Maya

Rafaela Mota dos Santos

Raquel Bezerra

Sabrina Lopes Santos

Silvania Aparecida Messias Romano

Thayná Campos Garcia

Vanessa Aparecida Albino 

Vitória Santos de Almeida

Adriane Soares de Lima

Ana Carla de Jesus Marques

Ananda Beatriz da Conceição Cruz

Ananda de Andrade Gusmão da Silva

Beatriz Carvalho Tavares Alves

Camila Honório da Silva

Camilla Olga da Silva

Débora Ribeiro da Silva

Elizabeth Primo Rios

Gabriela Oliveira Silva

Joyce Bastos

Júlia Gomes Miguel Barros Silva

Juliana Gotz Ifraim

Laura Rosa Dias

Maria Larissa Santana dos Santos

Mariana Lima Maia

Pedro Lucas Rocha Souza

Renata Silva Rosa

Sofia Cunha Viorgilio

Vitoria Ribeiro Collato

Williane Nunes Delfino

Alan Vinicius Esteves Costa

Alexandre Matheus Pyramo Pereira

Antonio Rodrigues da Silva Queiroz

Danilo Aparecido Albino

Deivid Ferreira do Nascimento

Fernando de Araujo Nunes

João Pereira de Carvalho Junior

João Vitor Reis Silva

José Henrique Silva Santos

Joseph Cristo

Kaio Tutu de Oliveira

Lucas Rafael Costa Borges

Marcelo Donizeti Liborni

Regivaldo Paiva Reis

Renato Souza Barbosa

Vinicius Costa da Silva

 

   
  
Copyright © 2013 | EMESP • Todos os Direitos Reservados