EMESP

MENU

Grupos Infantis e Juvenis

Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música realizado no programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 46 polos distribuídos pela capital e Grande São Paulo.

Criados com a dupla intenção de integrar alunos de diferentes unidades do Guri e de elevar a qualidade do ensino musical do programa, os Grupos proporcionam aos estudantes a oportunidade de aprofundar suas capacidades artísticas. No Guri, o ensino de música vai além da sala de aula, e está intimamente ligado à construção da performance: é em conjunto, sobre o palco, que se forma o músico. E um músico não se forma sozinho, isolado: após uma apresentação, realização do esforço conjunto, que se colhem os frutos do trabalho individual e coletivo.

Da mesma forma que teoria e prática não podem ser dissociadas, o Guri acredita que a pedagogia musical e a social devem andar juntas. Na prática individual e coletiva os alunos e alunas aprendem tanto sobre diferentes linguagens e técnicas musicais quanto sobre responsabilidade, respeito, cooperação e solidariedade.

No Guri os alunos e alunos têm a oportunidade de enveredar por diversas áreas da música. São 10 os Grupos Infantis e Juvenis – sete formações instrumentais e três vocais.

No total, os conjuntos reúnem 390 alunos de toda a rede do Guri Santa Marcelina, que são selecionados mediante audições e realizam encontros semanais. Nos ensaios, além de trabalhar repertório e aprender de perto com músicos de destaque nacional e internacional, os alunos e alunas do Guri têm contato com diferentes realidades e linguagens. Essa diversidade, acompanhada por debates e discussões, transforma o ambiente do ensino e prática de música em um ambiente de troca de experiências e empoderamento, permitindo uma reflexão aprofundada sobre seu papel na sociedade, como cidadãos e cidadãs conscientes de seus direitos e oportunidades.